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Avaliação da Educação Infantil

A CGU, por força de seu Plano Tático 2018-2019, está incumbida de avaliar o Desenvolvimento Infantil e, assim, irá estudar políticas públicas que envolvem a Primeira Infância – entendida como o período que abrange os primeiros 6 anos completos ou 72 meses de vida da criança.

Neste tema, uma das abordagens avaliará o funcionamento de creches/pré-escolas construídas pelo Proinfância, com o objetivo de analisar a aderência de alguns serviços educacionais oferecidos por escolas selecionadas aos “Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil”, atualizado pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro/2018.

Foram selecionados 41 Parâmetros, do total de 239, distribuídos em oito áreas focais, a saber: gestão dos sistemas e redes de ensino; formação, carreira e remuneração dos professores e demais profissionais da educação infantil; gestão das instituições de educação infantil; currículos, interações e práticas pedagógicas; interação com a família e a comunidade; intersetorialidade; espaços materiais e mobiliários; e infraestrutura.

Esses parâmetros deram origem a questões, que foram consubistanciadas em papéis de trabalho (Q1 - Questionário Word; Q2 - Planilha Excel Turmas; e Q3 - Planilha Excel Profissionais),  coletados juntamente com os(as) Diretores(as) das escolas dos municípios selecionados. 

As perguntas seguintes, que deverão ser respondidas com base nos papéis de trabalhos supramencionados, possibilitarão à CGEBC a consolidação dos resultados a nível nacional e posterior elaboração do Relatório de Avaliação Final.

Caso haja alguma dúvida, favor contatar a Coordenação-Geral (2020-7322).